fbpx

Impressão DTG

O DTG - A Impressão Direta no Tecido Conceito Prisma

A Impressão DTG é a Impressão Direta no Tecido, e a técnica de Estamparia Digital Direta – em inglês Direct to Garment (DTG), como o próprio nome sugere, permite que a estampa seja feita diretamente no tecido por meio de uma impressora. A estampa sai exatamente como a arte é vista na imagem, igual as impressoras de papel, sabe? Mas diretamente a camisa!

A Impressão DTG ou seja, impressão digital direta no tecido, também conhecida como DTG ou serigrafia digital, tem um ótimo custo benefício, principalmente quando a ideia é ter uma camiseta ou uma peça com a estampa que representa sua ideia.

E quanto ao preço da Impressão DTG ?

Para responder sobre a questão do preço, é necessário entender o que é caro e o que é barato para você. Acredita-se que o DTG é uma técnica que tem o preço justo, principalmente quando são utilizados todos os pontos positivos em favor do seu projeto.

Obviamente que, quando comparada a outras técnicas e principalmente ao silk screen, o custo da DTG pode assustar. Mas não pode-se esquecer que, no silk, é até possível estampar apenas uma camiseta, porém o custo da impressão unitária será geralmente maior que a Impressão DTG . 

O silk screen sempre vai exigir que exista uma quantidade mínima de peças que façam valer a pena o desenvolvimento do fotolito e a produção das telas.

O que você precisa saber sobre a técnica de Impressão DTG

A técnica de Estamparia Digital Direta – em inglês Direct to Garment (DTG), como o próprio nome sugere, permite que a estampa seja feita diretamente no tecido por meio de uma impressora.

O que isso quer dizer? A estampa sai exatamente como a arte é vista na imagem, igual as impressoras de papel, sabe? Mas diretamente a camisa!

Esse tipo de técnica é uma das mais atuais no mercado e engloba tecnologia, rapidez e qualidade. 

Como funciona a Impressão DTG! 

Você seleciona a arte que quer estampar no computador e programa para que ele envie para a impressora de Impressão DTG com a camisa pronta para ser estampada. Como a imagem sai diretamente na camisa, é possível estampar qualquer tipo de arte, desde traços até uma fotografia reproduzida fielmente, por exemplo. 

Esse tipo de técnica é ideal para imagens com incontáveis cores e variações de tonalidade. As cores são mais vivas e duráveis no tecido. Além disso, a agilidade e o custo-benefício da Impressão DTG são bastante interessantes.

Como é uma técnica que não precisa de um número mínimo para estampar, é possível fazer tanto uma camisa só quanto milhares. E o melhor: as estampas podem ser diferentes! É só programar a ordem e estampas no computador.

Silk Digital e Silk Digital HD: conheça as melhores técnicas

O Silk Digital e o Silk Digital HD são técnicas de impressão digital revolucionárias no mundo da estamparia. 

Na técnica de Silk Digital, a impressão é feita com fixador, base branca e cores CMYK. A resolução é excelente, porém algumas cores específicas, como o vermelho, podem ficar um pouco diferente do que é visto na arte no computador. 

Uma outra questão importante nessa técnica é o fixador que acaba deixando um cheiro após a secagem. Apesar do cheiro ser eliminado na primeira lavagem, pode ser um ponto negativo para marcas de camisas, pois as camisas podem chegar com esse cheiro para o cliente.

Para solucionar essas questões, o Silk Digital HD foi criado! Além do branco+CMYK, foram desenvolvidas duas cores auxiliares que possibilitaram a criação de mais de 64 milhões de cores para impressão. As tintas usadas no Silk Digital HD são  biodegradáveis, todo o processo é realizado sem água e com emissão zero de CO2. 

O Silk Digital HD permite a definição exata da tonalidade através do número pantone de cada estampa. E a questão do cheiro do fixador também foi solucionada, pois o fixador usado nessa técnica é inodoro.

A Impressão DTG garante a liberdade

A Impressão DTG permite estampar sob demanda, ou seja, sem a necessidade de fazer estoque. Você vai imprimir apenas o que foi vendido, sendo necessário só dispor de camisetas lisas para manter o negócio rodando.

Uma dica é que você teste o mercado, colocando diversas estampas à venda nas plataformas online e assim poder sentir e conhecer o seu consumidor. O seu gosto pessoal às vezes pode lhe confundir e nem sempre o que lhe agrada é o gosto geral. O contrário também acontece. Com o DTG você pode esperar vender para produzir.

A Impressão DTG não impõe limites à sua criatividade. A estampa pode ser de uma foto ou um trabalho artístico mega colorido. A impressão digital te proporciona não se preocupar com a produção de tela ou com as limitações que o silk screen impõem.

A Impressão DTG é para quem consegue criar estampas agregando valor. Se você simplesmente vai fazer cópias ou utilizar imagens com muita ocorrência, o DTG pode complicar por causa do custo. Mas se você entende o seu cliente e consegue fazer as artes pensadas de forma individualmente, você tem um diferencial e acaba com a relação de comparação.

Vantagens do DTG

  • é possível estampar artes com muitas cores e tonalidades;
  • tem uma ótima resolução, o que faz a estampa ser mais detalhada;
  • ideal para pedidos menores.

Serigrafia e a Impressão DTG são algumas das técnicas utilizadas nesse universo da estamparia. Porém, há diversas outras técnicas que podem ser usadas e até mais coerentes com o seu objetivo.

A Conceito Prisma através de seus diversos parceiros possui várias  técnicas de estamparia para atender as mais diferentes demandas de camisetas personalizadas. De acordo com o resultado desejado em sua estampa, oferecemos diferentes soluções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *