fbpx

Algodão Pima Peruano

algodao pima conceito prisma 1

O que é o algodão Pima?

Conheça o algodão PIMA e saiba mais sobre um dos melhores tecidos do mundo! É uma das mais nobres espécies de algodão e é considerada por muitos especialistas como o melhor algodão do mundo.

O nome científico do algodão Pima é Gossypium Barbadense. Sua planta cresce como um pequeno arbusto com flores amarelas e sementes pretas. Produz fibras extra longas – com comprimento de 38mm a 41mm. Para efeito de comparação, a fibra do algodão convencional chega no máximo a 31mm. O cultivo do algodão Pima exige muito sol e um clima de elevada umidade e pluviosidade.

Por que o algodão Pima é tão especial?

Entre todas características do algodão, a que mais diferencia o algodão Pima de outras espécies de algodão convencional é sem dúvida, a qualidade de sua fibra. A fibra do algodão Pima é a fibra mais fina e mais longa que existe, e justamente por isso, requer menos “emendas” no momento da fiação. Com menos “emendas” e “nozinhos”, menor a chance de rompimento, o que torna o fio do algodão Pima mais forte e íntegro do que a maioria dos outros algodões.

Esta característica permite a confecção de um tecido de algodão extremamente macio e delicado, resistente e também de fácil manutenção e cuidado, pois pode ser lavado na máquina e, mesmo após sucessivas lavagens não forma bolinhas.

De onde vem o algodão Pima?

O algodão Pima originou-se no Peru, há mais de 5.000 anos. Atualmente é cultivado na região da Piura, área de vale do Rio Piura, ao norte do deserto de Sechura, a 981 km ao norte de Lima e próximo a fronteira com o Equador.

Este local próximo ao deserto de areia e as montanhas andinas é o melhor lugar do mundo para o cultivo do algodão Pima, pois apresenta temperatura média anual de 34.2º C e recebe duas correntes oceânicas ao mesmo tempo: a corrente fria de Humboldt (13-20°C) e a corrente quente El Niño (20-27°C).

Esses fenômenos climáticos beneficiam a cultura do algodão, uma vez que proporcionam certo nível de umidade que favorece a produção do Gossypol, uma cera natural que reveste as fibras do algodão Pima e que proporciona um brilho natural e maior suavidade ao tecido.

O Gossypol também possui propriedades antifúngicas, que torna este tipo de algodão naturalmente resistente a insetos. Com isso, não é necessário o uso de pesticidas e agrotóxicos para o cultivo do algodão Pima.

A colheita do Pima é feita manualmente

O algodão Pima é cultivado na região da Piura a 70 metros acima do nível do mar – sem uso de pesticidas e fertilizantes. Sua colheita é feita manualmente para não danificar sua fibra extra-longa, que é até 45% mais fina que o algodão convencional e até 50% mais resistente que as fibras convencionais.

Por todas essas características, o algodão Pima é o tipo de algodão mais indicado para a confecção de roupas, principalmente a produção de de peças com alta qualidade como: Camisetas, Camisa Polo entre outras.

Pima X Algodão Comum

As diferenças do Algodão Pima em relação ao algodão tradicional se iniciam desde o plantio. O Algodão Pima costuma ser cultivado no Egito e Peru, devido à qualidade do solo e clima locais, sendo o Peru o maior exportador da matéria prima para o mundo.

Entre as características exclusivas, estão a resistência e suavidade, consequentes de um tear mais fino e delicado. Ao contrário da produção convencional, o Pima é colhido manualmente, tornando a escolha do produto ainda mais rigorosa. A colheita manual ainda favorece a pureza da matéria prima, dispensando o uso de produtos químicos no processo de industrialização.

Fibras mais longas

As fibras mais longas permitem excelente fixação da cor e maciez, prevenindo, inclusive, o surgimento de “bolinhas” comuns no desgaste de algumas peças. A resistência das fibras chega a ser 50% maior que a do algodão comum.

Apesar de se transformarem em uma malha leve e delicada, as peças em algodão Pima têm alta durabilidade e podem ser lavadas à máquina. Quanto ao uso, as roupas em Pima são suaves ao toque e possuem tramas respiráveis, facilitando a transpiração.

Além de confortáveis e resistentes, as malhas de algodão Pima apresentam um brilho natural característico, resultante de uma cera que reveste as fibras. O algodão Pima é um algodão peruano, colhido de forma manual que garante a peça maior durabilidade e resistência, além de proporcionar toque suave e extremamente macio.

Imagino que você também pode gostar de ler:

Encontre suas Camisetas ou Camisa Polo PIMA aqui na Conceito Prisma

Ficou interessado pelas Camisetas e Camisas Polo Pima disponíveis na Conceito Prisma? Aproveite nossas condições e complemente seu look com acessórios incríveis. Aqui você encontra colares, pulseiras, cintos e muito mais! Não deixe de conferir.

Para comprar a sua, você pode entrar agora em nossa loja virtual Conceito Prisma. Entregamos em todo o Brasile e você ainda vai recebê-la em casa, com o valor do frete ajustado com a localização! E não esquece de tirar foto e marcar a gente no Instagram quando estiver desfilando por aí com sua Camiseta ou Polo de algodão Pima da Conceito Prisma, combinado?

Sobre a Conceito Prisma

Conceito Prisma acredita que moda não deve ser baseada somente em tendências ditadas pelas passarelas, mas principalmente no comportamento humano. A Conceito Prisma é uma marca de moda inteligente. De tendências a peças essenciais, temos o que você precisa!

Nos propusemos a desenvolver produtos de qualidade, para fazer parte da sua rotina diária. Neste processo buscamos fornecedores alinhados com nossos princípios, que além de oferecer matéria prima de excelente qualidade, ofereça uma visão do mundo compartilhada com a nossa.

Nosso símbolo, o lápis herdado da Escola prisma, representa aprendizado constante e evolução, família, paz, sabedoria, Traduzindo assim a visão da marca, ele traz a simbologia e o conceito da Escola PrismaSeja a Paz, Sinta o Amor, Faça o Bem!

Agradecemos a todos os nossos clientes, parceiros e amigos que nos ajudam todos os dias na concretização deste sonho que é a Conceito Prisma

Conheça nosso Parceiro a Escola Prisma de Educação Infantil e Ensino Fundamental

Educação para a Vida | Aqui na Escola Prisma com o Método Montessori é a criança quem define seu próprio ritmo de aprendizagem. Conhecer a criança: identificar suas características, seu potencial, suas necessidades. Ter a certeza de que ela aprende fazendo. Escola infantil com Sistema de Ensino Montessori em Juazeiro-BA

Matrículas Abertas | Fale com a Escola Prisma pelo WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//
Nossa equipe está aqui para tirar suas dúvidas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Digite a Sua Dúvida!
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Fale Conosco, me chama no ZAP