A Better Cotton Initiative (BCI) é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2005, com sede em Genebra, Suíça. A BCI atua para melhorar a produção mundial do algodão para aqueles que o produzem, para o meio em que é cultivado e o para futuro do setor. Seus associados são entidades que representam produtores, marcas de confecção prestigiadas, varejistas, fornecedores e outros elos da cadeia econômica do algodão, além da sociedade civil.
O processo BCI deve funcionar como cadeia, permitindo que a oferta proporcionada pelos produtores engajados seja equalizada com a demanda, que pode ser estimulada pelos agentes que atuam nos processos de beneficiamento, comercialização e transformação do algodão, promovendo o crescimento e a sustentação do mercado de Better Cotton.
Dados refletem a importância do algodão
Alguns dados são o termômetro da importância econômica e social do algodão e justificam a atenção mundial para o setor:
- Aproximadamente 35 milhões de hectares de área cultivada, o que representa 2,5% da terra arável no mundo;
- Aproximadamente 80 países produzem algodão em escala comercial;
- Mais de 90% dos cotonicultores vivem em países em desenvolvimento, em propriedades agrícolas de menos de dois hectares;
- Em geral, o algodão representa uma cultura rentável para os agricultores e é parte importante da economia de seus países;
- Cerca de 300 milhões de pessoas trabalham anualmente no setor, segundo estimativa do International Cotton Advisory Committee (Icac);
- O algodão é, ainda, um vínculo único e vital com a economia global para milhões de pessoas em alguns dos países mais pobres do mundo.
BCI e sua Missão
A BCI Better Cotton Initiative preconiza a conscientização e orientação do cotonicultor, colaboradores e demais agentes da cadeia produtiva do algodão para a importância de relações trabalhistas justas e da responsabilidade socioambiental no campo. Essas ações são fundamentais para responder à demanda crescente, no mercado globalizado, pelo algodão produzido com a observância dos critérios corretos da sustentabilidade.
Nessa linha de atuação, a BCI prioriza:
- A melhoria contínua das boas práticas de produção;
- As relações justas de trabalho;
- A transparência para o mercado e a rastreabilidade do algodão.
Licença de comercialização
A conformidade com os critérios da BCI Better Cotton Initiative tem o objetivo de conceder ao produtor a licença de comercialização Better Cotton. Ao mesmo tempo em que a licença abre ao produtor as portas do mercado de algodão sustentável, o sistema Better Cotton deve oferecer garantia de procedência e informação aos membros compradores, entre os quais estão grandes marcas como Adidas, H&M, Ikea, Levi’s, Mark&Spencer, entre outras.
Para garantir aos compradores que os fardos contêm 100% de algodão BC, a BCI utiliza o registro e monitoramento “produção x venda” através do sistema Better Cotton Tracer (BCT), feito por volume de massa declarada, em toneladas de pluma.
A Abrapa – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão
A Abrapa – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão – foi criada em 7 de abril de 1999, tendo como propósitos garantir e incrementar a rentabilidade do setor por meio da união e organização dos seus agentes e buscar a sustentabilidade estratégica, atuando política, social e economicamente junto aos setores públicos e privados, sendo a fomentadora da ampliação e melhoria da produção.
Praticando a gestão por resultados, desde o início, a Associação assumiu o compromisso de tornar a cotonicultura brasileira cada vez mais conhecida e competitiva, tanto no cenário nacional quanto internacional. Num trabalho de melhoria contínua, quatro aspectos ganharam destaque ao longo desses anos: qualidade, rastreabilidade, sustentabilidade e marketing.
Representante legítima do setor, é a voz que fala pelos cotonicultores brasileiros, de todos os portes, no Brasil e no mundo. Para melhor cumprir esse papel, é constituída por 10 associações estaduais: Abapa (Bahia); Acopar (Paraná); Agopa (Goiás); Amapa (Maranhão); Amipa (Minas Gerais); Ampa (Mato Grosso); Ampasul (Mato Grosso do Sul); Apipa (Piauí); Appa (São Paulo) e Apratins (Tocantins). Hoje, a Abrapa representa 99% de toda a área plantada, 99% da produção e 100% da exportação de algodão no Brasil.
Assembleia Geral de Representantes
A Abrapa é administrada pela Assembleia Geral de Representantes, eleita a cada safra, pelo Conselho de Administração e Conselho Fiscal, que trabalham em gestões bianuais.
O Conselho de Administração conta com o suporte de grupos de trabalho que desenvolvem as ações estratégicas com foco em áreas de interesse específicas do produtor e da cadeia do algodão. Os grupos de traballho são: Comercialização e Rentabilidade, Tecnologia, Marketing, Sustentabilidade, Relações Institucionais e Qualidade.
Associação Brasileira dos Produtores de Algodão – Abrapa
Setor de Indústrias Bernardo Sayão (SIBS)
Quadra 1, Conjunto B, Lote 2, Edifício Abrapa, 1º andar
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